Há aproximadamente dez anos o Projeto Reflorestar é Viver traz a proposta de um sonho antigo, que parece perdido no tempo: o sonho de viver em harmonia com a natureza. Um sonho que seu idealizador e hoje presidente, Luis Bettoni, faz tudo para que se torne realidade, diariamente, por meio da educação das crianças e da conscientização dos adultos.

A história tem início nos anos 90 quando o artesão Luis Bettoni começou a praticar surf em Ubatuba e, observando a natureza, constatou que o desmatamento era responsabilidade não só dos governantes mas também do cidadão comum. Passou a levar, nas suas viagens, uma muda de árvore que plantava ao longo do caminho e num certo dia escreveu um bilhete e colocou junto à mudinha que deixou no calçadão da praia. Ao perceber o interesse das pessoas adotou de vez a estratégia que utiliza até hoje para chamar a atenção para a nobre missão de ajudar a preservar a natureza, por onde quer que passe.

Além de cuidar da ONG e distribuir mudas com bilhetes, Bettoni desenvolve projetos de educação ambiental em escolas de ensino fundamental, realizou 'Blitz Ambientais em algumas cidades de Minas Gerais, colabora na ‘Blitz Ambiental’ realizada pela Polícia Rodoviária Federal e Estadual e participou da Bienal do livro em São Paulo, Dia do Voluntário Mackenzie, presenteou a cidade de São Paulo com uma distribuição de 500 mudas de árvores no seu aniversário de 455 anos. Participou também de quatro edições da FLIP em Paraty - RJ, e na região do Vale do Paraíba, em parceria com a UNITAU - Universidade de Taubaté, lançou com sucesso o Trote Ecológico 2009!

Outro fato marcante foi a participação do Projeto Reflorestar é Viver com uma distribuição gratuita de 2.000 mudas de árvores na ocasião da visita do Papa Bento XVI na Fazenda da Esperança em 2007.

Uma muda que muda o mundo

Este website é o mais novo canal de comunicação entre as pessoas e a Associação Reflorestar é Viver. Aqui todos poderão saber o que fazemos e deixar impressões, opiniões e mensagens. Fale conosco, dê a sua opinião, solicite mudas, crie novas alternativas, mande notícias. A natureza agradece.

“É fundamental para o futuro do nosso planeta, que as pessoas que podem fazer algo em benefício da natureza, que o façam realmente, pois é a mais preciosa herança que podemos deixar para nossos filhos e netos”

Luiz Bettoni

Por um mundo melhor

A iniciativa de Luiz Bettoni, longe de ser uma heróica batalha de um homem só, se torna aos poucos a batalha de todos, como vocês perceberão ao navegar em nosso site.

São crianças, homens e mulheres, gente de todas as idades, que se encantam pela idéia e abraçam esta forma extremamente simples de comunicação: uma muda e um bilhete.

Bettoni se torna um tradutor das plantas e se cada vez mais, mais pessoas entenderem os seus recados o mundo também se tornará melhor.